Quando a pessoa tem um histórico de resfriados e gripes constantes nos dias mais frios e secos , pode acontecer a ocorrência de sinusite .
Se isso ocorre , há uma inflamação das cavidades paranasais , conhecidas como seios da face , causada pela drenagem inadequada da secreção nasal .
Aparecem a congestão e dor facial , uma sensação de mal -estar acompanhada de fadiga são os sintomas mais comuns .
Nos casos de resfriados prolongados por mais de 10 dias , permanecendo os sintomas ou que melhoram e depois
retornam os mesmos estágios de piora depois do quinto dia ,
servem de alerta para que o médico especialista busque uma avaliação mais profunda .
Quando isso acontece , os sinais descobertos pelo médico , podem indicar uma sinusite aguda bacteriana , cujo tratamento é basicamente clinico , com procedimento de soro fisiológico e sprays nasais , analgésicos para aliviar a dor e eventualmente medicamentos à base de anti-inflamatório ou antibióticos .
Se os sintomas persistem por mais de oito semanas , a sinusite torna-se crônica e poderá existir por fatores como desvio do septo , a formação de pólipos e degeneração da mucosa , que podem obstruir as vias nasais , impedindo que a secreção seja adequadamente drenada .
Nestes casos , há o comprometimento da qualidade de vida , podendo levar a complicações mais graves , como a meningite pneumocócica e celulite periorbitária , processo infeccioso na
região dos olhos .
Na maioria dos casos de sinusite crônica , a conduta cirúrgica é recomendada para a remoção do fator obstrutivo é a única alternativa para promover a melhora e reduzir as recidivas .
Nos grandes centos de atendimento , a sinuplastia endoscópica é a técnica mais indicada .
Trata-se de um procedimento menos invasivo que é realizado com o auxilio do endoscópio , permitindo ao médico especialista , ter acesso e visualizar de forma mais ampliada toda a cavidade nasal para a remoção do fator obstrutivo .
Também uma tecnologia mais recente é a endoscopia com balão , que dilata os óstios que são os canais de drenagem , facilitando a desobstrução .
Finalmente , não prevalece o conceito popular de que a sinusite não tenha cura , pois existem tratamentos modernos , que poderão resolver satisfatoriamente o quadro inicial do
paciente , com expressivos benefícios aos que venham a apresentar os diversos sintomas de sinusite.
Aos pacientes e amigos , fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
no portal de saúde , conheça nossos especialistas .