Muito conhecido entre os brasileiros e com várias denominações , a síndrome das pernas inquietas ( SPI ) serve para descrever o mal-estar que os pacientes sentem nos membros inferiores , em geral no final do dia e começo da noite .
Somente o movimento melhora o desconforto nas pernas que tem outros desdobramentos como irritação e cansaço dificultando o sono e com tendencias a noites maldormidas .
A estimativa é de que mais de 15 % da população sofra desse mal , afetando mais as mulheres , nos indivíduos com idade superior a 50 anos .
As causas relacionam-se a fatores genéticos , bem como a carência de ferro no organismo , sintomas da gravidez , abuso no uso de estimulantes como a cafeína , medicamentos contra
a depressão , doenças renais , disfunção dos nervos periféricos e mal de Parkinson .
Algumas dessas causas podem ser reversíveis com tratamento e muitas vezes mudança de hábito para a eliminação dos sintomas apresentados .
O diagnóstico é feito pelo médico a partir do relato do paciente e do histórico de todos os sintomas , não existindo um exame laboratorial ou de imagem que indique se a pessoa
pode ser portadora de SPI .
Normalmente é solicitado pelo médico um exame de sangue , para detectar a carência de ferro no organismo. Também para verificar problemas relacionados ao sono , é indicada
uma polissonografia para verificação de problemas que ocorrem durante o sono com a movimentação involuntária das pernas .
Não há tratamento específico para o tratamento da SPI síndrome das pernas inquietas .
O mais importante será tão logo os sintomas apareçam , o paciente procurar o seu médico para consulta e exames necessários para um bom tratamento e resultado satisfatório , melhorando assim sua qualidade de vida.
Aos amigos , pacientes e visitantes nosso fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
e conheça nossos especialistas . Siga o link : http://www.cito.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário