A hipertensão arterial também é conhecida como inimigo silencioso , e requer um controle sistemático para que possa ser reduzido o risco de doenças cardiovasculares .
Segundo os dados sobre o controle da pressão arterial no Brasil , na população acima de 18 anos estima-se que 30% deste percentual tenha pressão alta , uma doença que nem
sempre recebe a atenção que deveria ter , nos pacientes acometidos com este grave sintoma de saúde .
A Sociedade Brasileira de Hipertensão indica que as pessoas com mais de 50 anos também sofrem do mesmo problema com uma proporção alarmante de 50% e têm que conviver com os riscos que são associados a essa doença silenciosa .
Costumeiramente , a pressão arterial sobe durante a prática de exercícios físicos ou em alguma situação estressante.
No entanto , se as situações acontecem de modo frequente , tende a provocar algumas lesões nas artérias e em órgãos vitais .
Com o avanço da medicina , surgem novos mecanismos para controlar a doença com o desenvolvimento de técnicas mais eficazes em benefício do paciente hipertenso .
Um procedimento quase sempre utilizado pelo cardiologista para um bom diagnóstico é a realização do MAPA um Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial , que consiste
de aparelho acoplado ao corpo , e , que faz medições a cada vinte minutos , ao longo de 24 horas que permite a identificação e medição dos picos de pressão .
A hipertensão arterial , é causada por alguns fatores clássicos como hereditariedade e pelo modo de vida da pessoa , sendo recomendada a prática de hábitos saudáveis como fazer
atividade física com frequência , abster-se do uso excessivo de álcool e sal na alimentação .
Outra recomendação importante é visitar o seu cardiologista periodicamente, evitando assim os graves problemas gerados pelas consequências de não controle da hipertensão arterial .
Visite o site público da SBC www.prevencao.cardiol.br
Dr. Jaime Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário