Combater a dengue não tem sido tarefa fácil para os órgãos públicos , também para a população em geral , sobretudo aquela que reside nas periferias das grandes cidades .
No momento , não existe uma vacina para prevenir os efeitos da picada do Aedes aegypti mosquito transmissor do vírus que provoca a doença .
Caso o infectado não seja convenientemente tratado ao manifestar-se a dengue , que tem vários estágios e tipos , poderá ocorrer em casos mais graves , a constatação de óbito .
Os estudos científicos nos últimos anos , visam controlar e reduzir a população dos mosquitos nos ambientes onde eles mais se reproduzem .
Esta técnica desenvolvida pelos cientistas , envolve insetos machos geneticamente modificados para tornarem-se inférteis .
Este teste foi realizado por especialistas em imunologia por uma empresa do Reino Unido nas Ilhas Cayman .
O sucesso foi comprovado porque as fêmeas fecundadas pelos machos estéreis , passaram a produzir ovos também estéreis , a redução foi da ordem de 80% dos mosquitos existentes
na região onde aconteceu a intervenção científica .
Entretanto , em países de dimensões continentais como o Brasil , esta técnica não dará um bom resultado .
Necessário se faz a aplicação de inseticida apropriado , como borrifar o ar para que os insetos existentes no ambiente localizado não sobrevivam ao processo preventivo .
Também evitar o acúmulo de água em depósitos a descoberto onde o mosquito pode por os ovos e desencadear uma proliferação rápida em apenas 15 dias .
A atenção deverá ser redobrada ao aparecimento dos seguintes sintomas que poderão ser confundidos com uma simples gripe . São eles : dor em todo o corpo , dor muscular localizada , febre alta , náusea , dor de cabeça e nos olhos e diarreia .
Recomenda-se repouso , ingestão de muito líquido , tomar uma medicação prescrita pelo médico .
Observação de sete dias para que possa ser identificada a dengue clássica , que é a mais comum .
Finalmente , observamos que , se repetir-se a infeção da dengue , deverão ser redobrados os cuidados médicos , pois uma contaminação do subtipo do vírus , pode provocar a dengue hemorrágica que em alguns casos leva a morte do paciente infectado .
Recomendamos aos nossos amigos e pacientes , que ao manifestar-se algum sintoma supracitado , procurar imediatamente o seu médico ou hospital , para as primeiras providências preventivas com os exames necessários .
A todos , nosso fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade em nosso
portal de saúde e conheça nossos especialistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário