Modernamente , a medicina fetal ajuda sobremaneira a corrigir más-formações , que podem garantir a sobrevivência e o perfeito desenvolvimento do nascituro .
Antigamente , por volta de 1960 , a ciência médica iniciou estudos que culminaram dez anos depois com o sucesso da ultrassonografia , revolucionando a obstetrícia onde se mostrava não somente o sexo do bebê , mas , eventuais más-formações físicas do feto .
Outro significativo avanço ocorreu em 1983 com o emprego da cordocentese , um exame que se destina a avaliação de possíveis anomalias genéticas , realizado a partir da coleta sangue do feto , por meio de uma punção no cordão umbilical .
Desde então , os benefícios tem impulsionado o desenvolvimento da medicina fetal , com objetivo de propiciar ao nascituro boas condições de sobrevivência intrauterina até o momento do parto .
Também há o apoio positivo no nascimento prematuro , podendo a criança suportar procedimentos cirúrgicos logo após o devido manuseio para salvar e preservar a sua vida .
Na atualidade , dispõe a medicina fetal de múltiplos recursos que permitem uma série de novos procedimentos cirúrgicos intrauterinos , melhorando as ultrassonografias , como o emprego do moderno equipamento chamado de fetoscópio , que possibilita observar e intervir no feto ainda no interior do útero materno .
Também poderão ser realizados uma série de procedimentos terapêuticos clínicos e cirúrgicos , bem como detectar arritmias cardíacas no feto , e descobrir possíveis infecções transmitidas pela mãe , como a toxoplasmose , que será tratada clinicamente com toda possibilidade de êxito .
Finalmente , nos dias atuais , as cirurgias fetais intrauterinas minimamente invasivas , poderão corrigir ou diminuir os impactos de algumas más-formações congênitas.
Indicamos aos nossos amigos e pacientes , nos casos de gravidez de risco , detecção de problemas fetais intrauterinos , procurar imediatamente o médico especialista para os primeiros
procedimentos de correção e prevenção . Isso ocasionará sucesso em 80% dos casos que recebam o acompanhamento médico adequado .
A todos , um fraternal abraço.
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
em nosso portal e conheça nossos especialistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário