O lúpus é uma doença autoimune ocasionada por um desequilíbrio do sistema responsável que garante um bom funcionamento do organismo , passando a produzir anticorpos que atacam as proteínas presente nos núcleos das células , erroneamente identificadas como prejudiciais a saúde .
Na realidade , os sintomas podem aparecer aos poucos ou evoluir rapidamente , e , por serem tão díspares e singulares , fazem com que o tratamento seja difícil .
Mesmo com a complexidade e variações , a doença pode apresentar variados sintomas como o emagrecimento , febre , lesões cutâneas , queda do cabelo , perda do apetite , indisposição e fraqueza para as atividades .
Em casos mais graves , há o comprometimento do coração , do cérebro e insuficiência renal .
Os dados atualizados da Sociedade Brasileira de Reumatologia apontam que a ordem de 65 mil pessoas tenham os sintomas de lúpus , sendo que a doença incide mais entre mulheres do que homens .
A faixa etária oscila entre os 20 e 30 anos , podendo a disfunção ocorrer em alguns casos também em idosos e crianças .
As variações dos tipos cutâneos localizados e sistêmicos são muito frequentes.
Os sintomas cutâneos são os mais conhecidos , com o aparecimento de manchas avermelhadas em várias regiões do corpo como nas orelhas , maçãs do rosto , nariz e região do colo .
Pela variedade dos sintomas , para identificar o lúpus exige-se um minucioso exame clínico com a realização de exames de sangue , imagem e urina , bem como a verificação da dosagem
do fator antinuclear ( FAN ) que é uma informação muito importante no diagnóstico conclusivo .
Recomendamos aos pacientes que ao surgirem os primeiros sintomas descritos acima , procurar imediatamente o seu médico especialista para consulta e os primeiros exames necessários .
Aos pacientes e amigos um fraternal abraço.
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
no portal de saúde e conheça nossos especialistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário