Nossa abordagem desta edição diz respeito ao mais letal dos cânceres de pele conhecido pela ciência médica como melanoma .
Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer alerta que neste ano de 2012 , os médicos dermatologistas brasileiros registrarão em seus consultório mais de seis mil casos de pacientes portadores de melanoma , um tipo de câncer de pele que , se não for tratado precocemente
poderá por em risco a vida de grande número de pessoas .
Ao fazer o autoexame o paciente deve orientar-se pela conhecida regra do ABCDE , e verificar no seu corpo as pintas que se referem a Assimetria de Bordas irregulares , com as Cores não uniformes , com Diâmetro superior a 6 mm e Evolução fora do comum , bem como ainda coceiras , aumento significativo de tamanho ou sangramento frequente .
Detectada uma das características acima o correto é procurar imediatamente o seu médico .
Se for identificado o tipo de melanoma e extraído ainda na fase de infestação da epiderme a camada mais superficial da pele , com certeza o paciente terá a cura garantida .
Entretanto , se o melanoma já invadiu a derme , o risco de metástase é iminente .
Felizmente , a maior parte dos sinais e pintas na pele são benignos .
Dentre as novidades da ciência em favor dos procedimentos dermatológicos , destacamos o uso da dermatoscopia digital , que consiste no mapeamento fotográfico permitindo monitorar
o desenvolvimento das pintas , fornecendo ao dermatologista informações preciosas para a orientação adequada da conduta médica .
Indicamos aos pacientes que ao menor sinal de modificações em sua pele como as já citadas anteriormente , que procurem com a máxima brevidade o seu médico .
Aos amigos , pacientes e visitante nosso fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O e conheça nossos especialistas .
Siga o link : http://www.cito.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário