A grande maioria dos distúrbios de aprendizagem acontecem na idade escolar em seus primeiros anos de estudos .
Em algumas áreas do conhecimento como a escrita , a leitura e a matemática , dificuldades se apresentam , confundido educadores e pais .
Chega-se a pensar em falta de inteligencia , em preguiça ou mesmo desleixo do aluno .
Na realidade , nem todos os casos podem ser considerados como distúrbios de aprendizagem .
Muitas vezes o problemas pode está relacionado a falta de motivação e a interação entre aluno e professor , ou mesmo inadequação do método de ensino , ou ainda relativo a alguma
doença como anemia ou depressão com comprometimento de visão ou audição .
Após serem examinadas todas as possibilidades anteriores , deverá ser procedida pelo médico a investigação inicial para detectar o distúrbio de aprendizagem que são disfunções de origem neurobiológicas .
A dificuldade de aprender é uma das queixas mais frequentes nos consultório pediátricos .
Sintomas de dislexia que afetam a leitura e a escrita , o transtorno não verbal que afeta o desenvolvimento das habilidades sociais , e , por último a discalculia que deixa o aluno com dificuldade para calcular.
Quando todas essas disfunções não são convenientemente identificadas e tratadas , pode a criança ter o seu desenvolvimento escolar , psicológico e social comprometido , podendo carregar o problema ao longo de sua vida .
Além do desempenho educacional , os distúrbios de aprendizagem , afetam a auto-estima e com o passar do tempo o desencadear de outros sintomas como a depressão , ansiedade ou agressividade , podendo ocorrer casos de bullyng por parte de outras crianças.
Finalmente , indicamos aos pais que ao perceberem quaisquer dos sintomas relatados anteriormente , contactar imediatamente com a direção da escola e ao mesmo tempo
recorrer ao pediatra do seu filho , para uma segura e apropriada orientação médica .
Aos nossos amigos , pacientes e visitantes meu fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales .
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