As pessoas portadoras do mal de parkinson estão sendo beneficiadas com as pesquisas científicas nos últimos decênios .
Com os avanços de novas tecnologias , pode-se fazer um diagnóstico precoce e melhorar em muito o controle dos sintomas da doença , o que trará sem dúvida melhor qualidade de vida ao paciente .
A doença de Parkinson é uma síndrome crônica com degeneração progressiva do sistema nervoso central .
A medicina até hoje não conseguiu estabelecer a causa determinante para o surgimento do mal , nem se chegou a sua cura .
O maior esforço dos pesquisadores é saber o que determina os fatores de risco .
Quanto mais cedo se conseguir um bom diagnóstico , maior as chances de reduzir a evolução dos sintomas , dentre os quais estão o enrijecimento dos músculos e os tremores involuntários .
A maioria dos sintomas pode ser controlado por uma abordagem médica multidisciplinar mediante o uso de vários medicamentos .
No entanto , com o passar do tempo de aplicação medicamentosa , as drogas perdem a sua
eficácia . Uma segunda opção seria a estimulação dos nerônios através de uma cirurgia para o implante de eletrodos cerebrais profundos , os quais , geram estímulo elétrico diretos em uma
área do cérebro .
Esta nova técnica já está em uso no Brasil e quando aplicada produz efeito rápido na recuperação do controle motor do paciente .
O mal de parkinson é mais comum a partir dos 50 anos de idade , podendo entretanto surgir em pessoas mais jovens aos 45 e até 30 anos , como exemplo o ator norte-americano Michael Fox .
Pela estatística brasileira de saúde a doença em nosso país acontece normalmente a partir dos 65 anos e o percentual de incidência ainda não pode ser considerado alarmante .
Recomendamos aos que porventura sentirem a partir da idade preconizada pela estatística , os sintomas iniciais de Parkinson que procurem imediatamente o seu médico para que sejam
tomadas as primeiras providências .
Aos nossos amigos , pacientes e visitantes fraternal abraço.
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O e conheça nossos especialistas seguindo o link : http://www.cito.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário