Nosso tema de hoje refere-se às novas tecnologias e aos avanços significativos no tratamento de tumores do sistema nervoso central.
Trataremos nesta postagem , daqueles que não apresentam metástases , portanto curáveis , como os tumores da próstata , de mamas , de pele ou de pulmão .
Alguns muitas vezes , podem ser de muita gravidade pelos riscos do comprometimento de áreas do cérebro , responsáveis por funções importantes como o falar ou caminhar .
Tumores deste tipo , incidem mais sobre crianças e idosos e respondem em 20% das doenças malignas antes dos 15 anos . Podem surgir por falhas no processo de divisão das células as
quais passam a proliferar desordenadamente .
Na realidade , somente são percebidos quando aparecem os primeiros sintomas , como dores de cabeça , tontura , convulsão paralisia , perda da sensibilidade , visão e audição .
Existem ainda , tipos de tumores mais agressivos , como os gliomas , que se originam das células da glia que respondem pela nutrição e suporte dos neurônios .
Em razão da gravidade e dos riscos das lesões , e, para que
não fiquem sequelas o tratamento deve ser minuciosamente planejado .
A total integração de uma equipe multidisciplinar , composta de neurologista , clínico , cirurgião , oncologista , radiologista , radio-oncologista , patologista , serviço de enfermagem especializada e de fisioterapeuta .
Conforme os últimos avanços da neurologia , os tratamentos englobam cirurgia , radioterapia , quimioterapia e radiocirurgia .
Os procedimentos chamados de ponta , se realizam com maior segurança e precisão de modo menos invasivo propiciando grande proteção e conforto aos pacientes .
Sugerimos aos nossos amigos e pacientes , quando se manifestarem alguns desses sintomas, procurar imediatamente o seu médico para consultas e esclarecimentos .
A todos , nosso abraço fraterno e amigo .
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O Centro Integrado de Tratamento da Obesidade no portal de saúde
no canto superior esquerdo de nosso blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário