A miomectomia é a melhor opção para as mulheres que pretendem engravidar .
Este questionamento é repetido muitas vezes nos consultórios dos ginecologistas .
Quando o mioma também conhecido como fibroma é diagnosticado , não é motivo para maiores transtornos para as pacientes , pois trata-se de um tumor benigno com o crescimento anômalo do músculo uterino .
Geralmente o mioma é encontrado em mais de 35% das mulheres férteis e costuma aparecer depois dos 30 anos , podendo haver regressão de tamanho a partir da menopausa .
A ocorrência da doença é frequente nas mulheres afrodescendentes possuindo maior incidência
em pessoas com histórico familiar da doença .
O mioma geralmente , não atrapalha a fertilidade da mulher e somente a proporção de 4% pode não ter sucesso na gravidez pois a grande maioria mesmo com mioma tem gravidez positiva .
Os sintomas causados pelo mioma são : ocorrência de sangramentos intensos durante a menstruação , necessidade urgente de urinar , fortes cólicas , dores abaixo do umbigo ou uma sensação de peso nessa região e muitas vezes dor durante a relação sexual .
A descoberta do problema pode se verificar por meio dos exames clínicos ou por imagem através da ultrassonografia transvaginal ou com maior precisão a ressonância magnética pélvica .
Por tratar-se de uma doença benigna , o tratamento é indicado quando há prejuízo para a qualidade de vida da paciente. Nestes casos , opta-se por cuidar apenas dos sintomas ou do mioma em sí .
Assim sendo , faz-se a miomectomia para extirpar o mioma e há chaces para que a mulher possa engravidar sem maiores consequências .
Em casos de sintomas parecidos , deverá a paciente procurar o seu médico ginecologista para consultas e exames complementares .
Aos nossos pacientes e amigos fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
no portal de saúde e conheça nossos especialistas .
Olá,estou com tres miomas subserosos, o maior deles mede 8cm. Depois de muita pesquisa, acho que a miomectomia ainda é a melhor opçao. Em media, quanto custa uma cirurgia dessa?
ResponderExcluir