A abordagem de hoje refere-se a fascite plantar , que consiste na inflamação na planta do pé , ocorrendo em maior incidência no sexo feminino .
Na grande maioria dos casos , a fascite decorre de sobrecarga na planta do pé , em pessoas com mais de 40 anos , que após o despertar quando ao pisar no chão depois de um longo período de descanso .
Todo esse desconforto é gerado pela inflamação da planta do pé , o que acontece em pessoas com sobrepeso ou atletas que iniciam a prática de esportes ou exercícios físicos sem o devido acompanhamento específico adequado .
A fascite ocorre com frequência na maioria das vezes em mulheres , já que a musculatura feminina é mais frágil , também devido a distúrbios hormonais que as deixam mais expostas ao encurtamento da cadeia muscular posterior .
Também a moda tem suas consequências desfavoráveis , como o uso de saltos altos em dimensões que deixam desconforto aos pés e podem indicar outros sintomas mais graves
ou até mesmo crônicos como o diabetes ou artrite .
No diagnóstico de fascite , deverá o médico solicitar radiografias , bem como ressonância magnética , ou até mesmo uma ultrassonografia para verificar a existência do tecido inflamado no calcanhar .
O principio do tratamento baseia-se na proteção , na desinflamação da região afetada e na readequação ao tipo de calçado usado pelo paciente , reduzindo o impacto ao caminhar por meio do uso de calcanheira ou palmilha ortopédica .
Na sequência do tratamento recomenda-se o uso de medicamento anti-inflamatório para aliviar a dor nos pés .
O último passo , será a fisioterapia que propiciará o equilíbrio corporal por meio de exercícios de alongamento da musculatura das costas , das pernas , coxas e pés .
Nos demais casos não especificados aqui , deverá o paciente procurar o médico especialista , para consulta e exames adequados a sua situação física.
Aos pacientes e amigos , fraternal abraço .
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade e
conheça no portal de saúde nossos especialistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário