A doença de Crohn apresenta uma inflamação do aparelho digestivo , acometendo qualquer das partes do trato intestinal , atingindo principalmente o íleo ( final do intestino delgado )
e o cólon .
Os sintomas mais presentes são dores abdominais , diarreia , perda de peso , febre , presença de sangue nas fezes , lesões na pele e inflamações oculares completando o quadro sintomático .
Há uma forma mais leve que não causa dor ou diarreia , mas existe o risco do avanço da doença tornando-se crônica caso o diagnóstico não se realize precocemente .
Nos casos mais severos , pode haver risco de maiores complicações como a obstrução intestinal e o surgimento de fístulas na região próximo da bexiga , vagina ou da parede abdominal .
Se não tratada , a doença poderá levar a morte .
O procedimento mais utilizado para o tratamento adequado é feito a base de antibióticos ou de corticoides , e , em alguns casos , faz-se uso de imunossupressores .
A doença de Crohn é prevalente na faixa de idade entre os jovens a partir de 20 anos , também podendo atingir pessoas entre os 40 e 50 anos de ambos os sexos .
Embora a ciência ainda não saiba a causa exata da enfermidade , sabe-se que o problema intestinal tem consistência autoimune , significando dizer , que em vez de destruir substâncias prejudiciais ao organismo , o sistema imunológico ataca as células do intestino .
A indicação cirúrgica é efetivada quando a situação do paciente é grave , havendo portanto a imperiosa necessidade de acompanhamento médico .
Aos pacientes e amigos , um fraternal abraço.
Dr. Jaime Sales .
Visite o C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
no portal de saúde e conheça nossos especialistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário