Ainda poco conhecida a síndrome de burnout atinge uma média em escala mundial da ordem de 4% da população econômica ativa .
Intimamente ligada ao estresse motivado pelo trabalho , pode ocasionar o cansaço mental quando o esforço é extremo , podendo trazer sérias consequências aos trabalhadores em
todos os níveis de atividades .
Caracteriza-se a síndrome de burnout , pelo esgotamento emocional extremo , pela sensação de exaustão , bem como também pela inadequação, fadiga , perda de interesse pelas rotineiras atividades , pelo afastamento da vida pessoal , e por último verifica-se a perda da produtividade e apatia quase que total pelo bom desempenho no trabalho .
Todos esses sintomas , geralmente se fazem acompanhar de cefaleia crônica e problemas no aparelho digestivo .
Como dissemos no inicio , a proporção ainda é pequena em escala mundial e atinge sobretudo em maior proporção as mulheres acima de 40 anos , pois os fatores biológicos
pressionam o sexo feminino , que sofre as interferências sociais e problemas no bom funcionamento no lar.
No nosso país , a síndrome de burnout é mais conhecida como a síndrome do esgotamento profissional , atingindo em todas as áreas de trabalho , em maior proporção os profissionais das áreas de saúde como médicos , enfermeiros , paramédicos e socorristas .
Também aqueles que trabalham nas áreas de segurança e aeronáutica como manutenção de aviões , controladores de vôos , pilotos e apoiadores de aeronaves no solo .
Finalmente , a manifestação dos sintomas é silenciosa aparecendo em grande maioria , nas próprias condições psíquicas diretamente relacionadas ao exercício do trabalho o qual muitas é vezes repetitivo , exigindo do profissional esforço exagerado , ocasionando uma progressão exaustiva com o decorrer dos anos sucessivos de intenso trabalho .
A dedicação extrema ao trabalho , com um número exagerado de horas-extras identifica muito bem o inicio da síndrome de burnout .
O cansaço profissional , acaba por negligenciar o trabalhador a sua vida pessoal , reduzindo em muitos casos o convívio familiar tão necessário para o equilíbrio psicológico , passando então a dedicar-se quase que exclusivamente a sua atividade laboral.
Recomenda-se nos casos mais leves e detectados em inicio , um tratamento psicológico adequado com acompanhamento médico , pois erroneamente , muita gente pensa ser o estresse contínuo uma rotina nas relações de trabalho , quando na verdade a situação é complexa .
O paciente acometido da síndrome , necessita de tratamento e ajuda especializados , para que seja identificado com precisão o ponto nevrálgico e através deste procedimento , voltar a estabilizar a sua boa condição física e assim restabelecer sua vida profissional .
Aos nosso pacientes e amigos , fraternal abraço.
Dr. Jaime Sales .
Visite a C I T O - Centro Integrado de Tratamento da Obesidade
no portal de saúde e conheça nossos especialistas .
Nenhum comentário:
Postar um comentário